CVV lança material para prevenção do suicídio

cvv

Este ano o Centro de Valorização da Vida (CVV) lançou três séries de vídeos com o objetivo de reduzir os crescentes índices de suicídio entre jovens e adolescentes no país. Cada série é destinada a um grupo específico, uma para os jovens, outra para os pais e educadores e um voltada especificamente para a formação de facilitadores de grupos de apoio a sobreviventes do suicídio.

Com seis vídeos de um minuto de duração cada, a série destinada aos jovens, apresenta problemas muito reais à essa faixa etária que podem impactar na saúde emocional e na vontade de viver como abuso sexual, pressão por notas e discriminação. Em todos os vídeos são apontadas possibilidades de se buscar ajuda. Confira a playlist no canal do CVV.

O material de prevenção voltado aos pais e educadores também conta com seis vídeos, além de uma cartilha em pdf. Cada vídeo apresenta entrevistas com especialistas, educadores e pessoas com histórias próximas a suicídios. Com temas como “o papel da escola na prevenção do suicídio”, “o papel da família na prevenção do suicídio” e “situações que podem levar ao suicídio”, os vídeos também são encontrados no canal do CVV.

Por último, a série direcionados para formação de facilitadores de grupos de apoio a sobreviventes do suicídio é composta por seis videoaulas e, também, um guia em pdf. Esses vídeos são apresentados didaticamente para uma pessoa interessada avaliar sua condição de montar e facilitar um grupo de apoio a sobreviventes do suicídio. O conteúdo dá o passo a passo para escolher o melhor formato, compreender o funcionamento e os objetivos e a preparação para a rotina de um grupo de apoio. Os vídeos podem ser assistidos na playlist do canal.

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Além do material produzido por eles, o site do CVV também conta com manuais elaborados pelo Ministério da Saúde e um folheto destinado aos adolescentes e jovens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s