A Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual (CEDS) do Rio de Janeiro lançou, no dia 17 de maio, o Guia da Diversidade LGBT – saúde, atendimento e legislação. A cartilha traz informações de serviços públicos disponíveis para a população LGBT e orientações de saúde e assistência social.
O documento reafirma a garantia dos direitos da população LGBTQIA+ e informa sobre documentos necessários para solicitar retificação de nome e gênero em documentos até serviços para denunciar agressões, como o Disque 100, do governo federal, e o 1746, da prefeitura do Rio.
Na área de saúde, o Guia conta com orientações sobre processo transexualizador, prevenção e assistência das infecções sexualmente transmissíveis (Aids, hepatites virais, sífilis, etc), profilaxia pré e pós exposição ao HIV, atendimento em casos de emergência, por violência sexual e assistência psicossocial.
A publicação está disponível para download no site da CEDS-Rio e será distribuída em unidades de saúde. Para baixar, é só clicar aqui.